"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire
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PROJETO DE PESQUISA SOBRE O IAPI

TÍTULO: “O IAPI ATRAVÉS DOS OLHOS DAS CRIANÇAS”


DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Minha intenção neste projeto é de investigar junto aos moradores da Vila do IAPI, informações referentes ao sentimento que estes têm sobre o lugar onde residem, os espaços que freqüentam, trabalham, se divertem e convivem com a família.
Também, indagarei quanto aos problemas que eles percebem que surgiram com o tempo, as dificuldades que encontram para resolvê-los enquanto cidadãos e membros de uma comunidade. Buscarei, através de relatos, de alguns de seus moradores, tanto adultos como crianças, caminhos para que todas as pessoas que residem aqui voltem a sentir orgulho deste que foi um dia exemplo de um lugar ideal para se viver.
Mais detalhes sobre o IAPI podem ser encontrados junto às demais postagens de meu blog.

JUSTIFICATIVA:

A escolha deste tema foi baseada em situações observadas no dia- a- dia das pessoas da comunidade, suas críticas e elogios em relação ao espaço urbano e cultural ao qual pertencem.
Acredito que desenvolver com as crianças propostas que as sensibilizem quanto ao cuidado que devem ter com o ambiente onde vivem, ao bem que farão pelo planeta, assim como o patrimônio histórico construído, será o melhor caminho para procurar conscientizá-las e torná-las cidadãs mais críticas.
Tendo em vista os espaços que a comunidade disponibiliza aos seus moradores e também o quanto as pessoas buscam estes lugares como forma de lazer e cultura pude constatar ser este, um meio viável para concretizar minha pesquisa.

DELIMITAÇÃO E ENUNCIADO DO PROBLEMA:

- O que as pessoas pensam e sentem em relação aos problemas existentes e quais as proposições de melhorias/mudanças são apresentadas?

- Como as crianças moradoras do IAPI percebem a importância dos diversos segmentos que compõe seu bairro?


FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:

A partir dos dados coletados junto ao Parque Alim Pedro, e da Biblioteca Professor Romano Reif, assim como das pessoas entrevistadas será possível realizar propostas no intuito de amenizar os problemas que angustiam os moradores desta comunidade.
Instigar as crianças de um modo geral poderá contribuir para que busquem soluções para os problemas ocasionados ou não pelas pessoas da comunidade ou até de visitantes que circulam por ela.
Desenvolver um trabalho lúdico e dialógico com crianças tem a intenção de munir aos sujeitos, a capacidade de reconhecer a realidade, de criticá-la e de transformar a sua realidade. É nesse sentido que discorre Paulo Freire (1987, pg. 83), afirmando que “somente o diálogo, que implica um pensar crítico, é capaz, também, de gerá-lo”. (Freire, 1983)
Através de sugestões, plantio de mudas de árvores e construção de materiais para serem visualizados pela comunidade, para alertá-las quanto às consequências de seus atos e o quanto que poderão prejudicar o espaço onde habitam.

OBJETIVOS:

Geral:

Despertar nas crianças noções de cidadania através do conhecimento do seu território e envolvimento social, no sentido de tornar a experiência vivida algo significativo e prazeroso para sua vida.

Específicos:

Promover reflexão aos moradores visando a conscientização da realidade de preservação do meio ambiente,bem como dos equipamentos e espaços públicos e de lazer;
Proporcionar às crianças, uma visão da realidade social, ambiental e patrimonial do Bairro que residem( VIla do IAPI);
Aguçar a criatividade e o senso de responsabilidade em relação ao espaço que ocupam em sua comunidade fortalecendo, assim, o sentimento de pertencimento ao Bairro.

DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA:

A proposta de trabalho será desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas feitas às crianças em suas casas ou no local onde costumam freqüentar em sua comunidade, como parque e/ou biblioteca. Para isso, será utilizada uma filmadora, as crianças e a entrevistadora.
Segundo Minayo, esta técnica permitirá “enunciar de forma mais abrangente possível as questões que o pesquisador quer abordar no campo, a partir de suas hipóteses ou pressupostos, advindos, obviamente, da definição do objeto de investigação” ( 1994b: 121)
Após a análise das colocações das crianças será feito um levantamento das principais ideias, e sugestões propostas, para com isso, elaborar atividades para as mesmas.
Após a coleta de dados será proposto às crianças uma atividade, elaborada de forma conjunta, com a intenção de alertar os moradores da comunidade, quanto aos cuidados e preservação que devem ter com o espaço que ocupam e como forma de respeito ao patrimônio histórico, social e ambiental.
Minayo (1994:26) descreve a análise de dados como sendo “a fase que nos conduz à teorização sobre os dados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica anterior e o que a investigação de campo aporta de singular com contribuição”

CRONOGRAMA:

Em primeiro lugar será feita uma investigação dos locais onde as crianças costumam freqüentar na comunidade, tanto no aspecto recreativo como cultural. Para isso será necessário dois dias de observação.
Após será estabelecido dia e local para que sejam feitas as entrevistas. Será necessário um dia de pesquisa.
A entrevista e a filmagem serão realizadas em um dia, pois as crianças serão reunidas para que possam respondê-las com naturalidade e espontaneidade no local onde residem.
Será posteriormente, montado um vídeo com as falas das crianças. Para isso, haverá a necessidade de mais um dia.
Para culminar estas atividades, as crianças serão convidadas à plantar algumas plantas e, se possível, no mesmo dia pintar placas alusivas aos cuidados e a preservação das pessoas para com este espaço, ou seja, o Parque Alim Pedro, local freqüentado por todos. Será utilizado um dia ou dois para a realização desta atividade.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

DIA

ATIVIDADES

9/11

Observação

10/11

Observação

11/11

Escolha do Local

14/11

Entrevista/Filmagem

15/11

Entrevistas

19/11

Plantio das Mudas

24/11

Data prevista para a construção das placas



PREVISÃO DE RECURSOS:

Para realizar este projeto será necessária a colaboração dos moradores da comunidade do IAPI, dos responsáveis pelos espaços freqüentados pelos mesmos, como, o Parque Alim Pedro e a área de lazer (residencial) das crianças, cedendo seus relatos, fotos e imagens. Também, a autorização dos pais torna-se relevante, para que seus filhos participem das entrevistas e filmagens das atividades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 6ª edição, São Paulo: Paz e Terra, 1983.

MINAYO, Maria C. de Souza. O Desafio do Conhecimento. São Paulo- Rio de Janeiro: Hucitec- Abrasco.
______________________et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade – Petrópolis, RJ: Vozes,1994.






3 comentários:

Cristina Rocha Freitas disse...

Qurida Elleoni,

Seus Blog e projeto de Pesquisa estão muito bom!!!

um abraço da colega

Cristina

Cristina Rocha Freitas disse...

Elleoni

Gostei muito da sua sugestão de trabalhar aquele site 'lean something every day' com as crianças durante as aulas.

um abraço

Cris

Elleoni disse...

Olá, Cris.
Que legal que estás gostando do meu blog e também do site que sugeri!
Estamos na reta final deste trabalho, não é mesmo?
Mas vamos continuar nos comunicando através dele, OK?
Um abraço.

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