"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire
RSS
Desvendando mais um pouco a minha comunidade...


IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA -ONTEM E HOJE




















A
Vila do IAPI também possue uma igreja, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, que começou a ser erguida em 1950 e através do Padre Alfredo Venturinni prestou importante trabalho de assistência social à comunidade, além do serviço religioso. O padre Venturinne convidou as irmãs da igreja para dar início às aulas na sacristia da capela até junho de 1954, quando teve início a construção de uma casa de madeira, onde seria, posteriormente, construída a Escola Particular Edmundo Gardolinsky, em homenagem ao engenheiro construtor da vila. Em 1997 passou a se chamar Nossa Senhora do Cenáculo. Em 1969 começou a construção de um prédio para substituir a casa e sua conclusão ocorreu em 1980. "A escola foi desempenhando sua missão com desafios e dificuldades, mas também com vitórias e alegrias" - escreveu a irmã Cleusa Maria Casarin,diretora da instituição em 2006. A escola que se desenvolveu junto com o IAPI é dedicada ao Ensino Fundamental e os alunos podem usufruir de aulas de atividades extras, assim como também do Turno Integral.


COLÉGIO DOM JOÃO BECKER - NO INÍCIO




Mais tarde foi construído um prédio, para abrigar o Colégio Dom João Becker, que até então, funcionava nas dependências de outra escola, a Escola Gonçalves Dias, também no interior da vila. O Colégio Becker oferece a seus alunos além do Ensino Médio, cursos Técnicos de Quimica, Informática e Desenvolvimento em Software, que são realizados após a conclusão do 3º ano escolar.
A Escola Estadual Gonçalves Dias, além de atender alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, também prioriza seu atendimento a inclusão de alunos de diferentes bairros, portadores de necessidades especiais, mais específicamente, alunos com deficiência visual, desde a década de 50. Além destes atendimentos, também oferece o EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Também são oferecidos projetos que integram a comunidade escolar, como: ginástica para as mães, saúde na escola- projeto desenvolvido juntamente com o ESADE, visando especificamente a nutrição e acuidade visual, feira comunitária, projetos pedagógicos culturais, projeto de parceria com o SEBRAE - Junior Achievement - palestras comos empresários e noções do universo empresarial, bem como com outras instituições e organizações comunitárias.
Desta forma a relação escola/comunidade torna-se satisfatória, havendo boa reciprocidade. A comunidade também é convidade para reuniões e outras atividades esportivas e sociais.
Outra atividade educativa que a vila oportuniza é o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual Especial Recanto da Alegria, que teve sua fundação em 1961. No início prestava serviços a alunos com Deficiência Auditiva, mais tarde passou a atender alunos com Deficiência Mental e, a partir de 2000, atende alunos Autistas e Psicóticos., sendo a faixa etária atendida os alunos entre 6 anos até 25 anos.
Esta escola conta com o apoio da NASCA - Núcleo de Atendimento de Saúde da Criança e do Adolescente. Também recebe apoio do INSS, que se localiza próximo à escola. Além das atividades currículares, os profissionais da escola, oportunizam oficinas de Marcenaria, Artesanato, Tear, Bijuteria e Chocolate e mini fábrica, sendo a última realizada em parceria com a Neugebauer. Também será realizado, no final do ano, a Feira de Natal/baile, onde serão arrecadados benefícios para a escola, além de os alunos poderem divulgar os seus talentos. Pela primeira vez, a escola irá participar da Prova Brasil.
Posteriormente, ainda para suprir a deficiência de escolas, foi criado o Grupo Escolar Praça José Maurício de Souza, fundado em 1958, dedicados ao ensino de alunos do Ensino Fundamental, sendo posteriormente,a ser chamada de Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Theodoro Amistad. Em 2008 completou 50 anos de atividade. A escola também recebe alunos carentes advindos de outras comunidades, trabalha em parceria com a Igreja Dom Bosco e com o Parque Alim Pedro, que oferece atividades recreativas a todos os alunos.

1 comentários:

DI.DE ELIANE disse...

Olá Elleoni!

Finalmente consegui te fazer uma visita !
Acho Porto Alegre um dos Estados mais belos do Brasil e fiquei muito feliz em poder conhecer um pouco mais.
Parabéns pelo belo trabalho.
E até a proxima !

Postar um comentário