"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire
RSS
Muitas histórias e também lendas, como a Lenda da índia Obirici...

Conta a lenda que a atual cidade de Porto Alegre era ocupada por duas tribos indígenas: Tapiaçu e Tapimirim.

Obirici, a filha predileta do cacique dos Tapimirim, teria se apaixonado e morrido por amor por Upatã, filho mais velho do cacique da tribo Tapiaçu.
Todavia, outra índia também se apaixonara pelo guerreiro. A sorte foi então decidida numa competição de arco e flecha, cuja vencedora desposaria Upatá. Muito nervosa, Obirici teria errado o alvo e, em decorrência, perdido sua grande paixão. Teria saído, então, a caminhar por uma grande planície arenosa, onde hoje se situa o bairro Passo D´Areia ( sendo o IAPI ,uma extensão do bairro).
Cansada, teria se sentado embaixo de uma figueira e ali ficado chorando. Pediu ao Deus Tupã que viesse buscá-la. Teria morrido desta forma. Das lágrimas formou-se um pequeno riacho, aonde as mulheres indígenas que ficavam viúvas, buscavam consolo.


4 comentários:

Quem sou eu disse...

Olá Elleoni, Adorei esta história.Seria esta lenda o mito fundador da sua cidade?Um grande abraço.Tatianne.

Elleoni disse...

Olá Tati.
Acredito que sim.
Eu moro aqui há 22 anos e por enquanto só ouvi falar nesta lenda.
Com as pesquisas, quem sabe descubro outros mitos?
Um abraço,
Elleoni

Chris Alves disse...

Olá Elleoni,
Seu blog está muito chique!!! Parabéns!
Amei conhecer sua cidade, me deu uma vontade de ir te visitar (rsrs)!
Esta bela cidade com certeza merece um lindo projeto de pesquisa, não acha? Você já está pensando nisso?

Abraços,
Chris

Elleoni disse...

Oi, profª.Chris.
Mas bah! Estarei te esperando com um carreteiro e um chimarrão típicos de uma gaúcha prendada!!!
Com certeza! Vou me esforçar para fazer juz a minha comunidade!
Ainda tenho muito a investigar e descobrir sobre este bairro tão acolhedor!
Um abraço,
Elleoni

Postar um comentário