"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire
RSS

Vila do “IAPI”...

Criada para resolver os problemas de habitação decorrentes da rápida industrialização da Zona Norte da Capital a partir dos anos 30 e construída pelo extinto “Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários”, a Vila do IAPI ainda hoje conserva ares de lugarejo do interior, com ruelas arborizadas, casas ajardinadas e seus moradores proseando pelas calçadas.

A construção da Vila dos Industriários – IAPI – com início das obras em 1946, sem dúvida mudou a configuração do bairro, no que diz respeito à urbanização. Projeto moderno e inovador para época, o Conjunto Residencial do Passo D’Areia tinha por objetivo atender às demandas de moradia para os trabalhadores das indústrias. Construído em uma área de 67 hectares, o empreendimento aumentou bastante a população do bairro, além de trazer melhorias na infra-estrutura, como transportes, água, energia elétrica e coleta de lixo.

Atualmente, IAPI tornou-se, por extensão, o nome de importantes bairros de classe média de várias cidades brasileiras como Brasília, Salvador (Bahia), Porto Alegre, Rio de Janeiro (cidade), Belém do Pará, Campinas (Campinas), Osasco ou Guaratinguetá.
O primeiro morador da Vila é o senhor Raul Niguette da Rocha que veio para cá aos 12 anos e reside no mesmo endereço até hoje.

Elis Regina, a mais célebre personagem do IAPI, cresceu brincando de "rei e rainha" e "pega-ladrão". Nos caminhos daquele que foi o primeiro conjunto residencial de Porto Alegre, de quando em quando se ouvem as músicas cantadas por Elis.

Outra entidade de representação no bairro é a Escola de Samba da União da Vila do IAPI, considerada a mais simpática do carnaval porto-alegrense. A escola foi fundada em 1980, e contou, entre seus fundadores, com antigos participantes do grupo humorístico “Os Tesouras”, que agitavam a festa carnavalesca, quando ela acontecia nas ruas do bairro.

A proximidade das escolas faz com que as crianças não necessitem deslocar-se diariamente de ônibus. Pois aqui temos duas escolas estaduais e também um colégio particular.

Temos aqui também a lenda da índia Obirici...

A estátua em homenagem à índia Obirici foi inaugurada em 13/03/1975, quando o prefeito da época, Telmo Thompson Flores, inaugurou o viaduto no cruzamento das avenidas Plinio Brasil Milano e Brasiliano Índio de Moraes. A escultura foi modelada pelo artista Mário Arjonas e projetada por Nelson Boeira Fairich.




1 comentários:

Unknown disse...

Prezados, pesquisando pela internet, percebi que a escultura da índia Obirici é uma imagem muito próxima da deusa Nix (link da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_LfwnA-jj-tc/S00HfkyRCEI/AAAAAAAAADY/iNH66_gvl9I/s400/professors.jpg). Alguém sabe me dizer se foi intencional?

Segue outra imagem que colhi na internet: http://3.bp.blogspot.com/_uqRLzBLiAF0/TTO9etGTF-I/AAAAAAAADZo/_5koIrFux70/s400/Slide66.JPG

Postar um comentário