"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire
RSS
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O PROJETO DE PESQUISA
Este projeto foi elaborado para atender a uma solicitação de minha professora Chris Alves,na disciplina Laboratório de Pesquisa II, na qualidade de acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Católica de Brasília –UCB Virtual, cuja finalidade era de pesquisar sobre a minha comunidade, o IAPI e perceber de que forma a comunidade escolar tem se envolvido nos problemas decorrentes a ela.
Desvendar sua história, seus mitos,reivindicações, constatações e ações de seus moradores, enquanto cidadãos onipresentes e colaboradores na trajetória de construção, preservação, caracterização e descaracterização, deste lugar, que é considerado Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Porto Alegre.
Também, foi possível investigar sobre as conquistas, os problemas e as reivindicações feitas e enfrentadas pelos moradores, assim como, as histórias de vida e preferências tanto de alguns adultos como de algumas crianças. Através da colaboração dos responsáveis de alguns locais e áreas freqüentadas e disponibilizadas a seus moradores, como: Escolas, Biblioteca, Delegacia, Igreja, Associação Comunitária, praças, o Parque Alim Pedro, etc., este projeto pôde ser realizado com sucesso.
Gostaria de salientar que não foi possível obter informações de todas as instituições e de almgumas crianças devido a incompatibilidade de horários.

Opiniões e constatações pontuais feitas por alguns moradores:

“Acho que este bairro é ótimo. Adoro o Parque Alim Pedro e tudo que ele oferece aos seus moradores”.Acho que o que falta aqui é mais policiamento e conscientização das pessoas quanto a limpeza e preservação das ruas e do meio ambiente, porém, acho que se tiver mais tempo conseguirei conversar com os moradores para conscientizá-los.” Suely Fernandes Neves

“Adoro este bairro e suas ruas arborizadas. Não me mudo daqui por nada.” Ilda Borghetti

“O IAPI será sempre um lugar cheio de saudades.
Infelizmente a ganância de uns moradores e a omissão de outros, estão descaracterizando a nossa Vila. Gosto muito de morar aqui, não sei se me adaptaria em outro local. É triste ver muitos prédios e casas entregues ao abandono.
O IAPI é um lugar privilegiado, têm supermercados, shopping, farmácias, posto de saúde, hospitais próximos, ônibus, lotação, delegacia de polícia, biblioteca, etc.
Tenho saudades de tudo, da minha infância, dos meus amigos, dos lugares onde andei, do carnaval de rua, do cinema na rua.
Saudades da pureza, da simplicidade, das coisas que realmente faziam sentido.
“Mas, hoje como em todo lugar, também tem assaltos, arrombamentos, roubos, brigas etc., mesmo assim... IAPI, te amo”!!! Eva Maris

“Acha positivo “A Prefeitura está limpando as ruas de 15 em 15 dias; adoro morar aqui porque tem de tudo perto, como: supermercado, lojas, etc. Já de negativo “ a falta de segurança para os moradores, pois há muito assalto em qualquer hora do dia”. Carmem Walter

“Adoro morar aqui porque tem igreja perto de minha casa, os vizinhos são ótimos, tem supermercado e a escola dos meus filhos e neto é muito boa.” Luiza Walter

“Sou morador do bairro há 49 anos e o que observo é que: algumas ruas alagam; falta mais policiamento; a falta de garagens para todos os moradores faz com alguns tenham que alugar outro lugar para deixarem seus carros e, às vezes, os deixam na rua; o quê, não é uma opção segura. Também percebo que o patrimônio histórico está sendo alterado, pois, alguns prédios e casas estão sendo reformados. Outro aspecto é a questão do lixo que fica espalhado pelas ruas, porque falta respeito pelo espaço público e pela natureza”. Paulo Roberto de Oliveira

O relato e as atividades das crianças serão percebidos em vídeo...






Conclusão:

Com o desenvolvimento deste trabalho, além de aprender e conhecer mais sobre a realidade e a história de minha comunidade, pude sentir de perto suas reais características, os conflitos e angústias de seus moradores, em relação a conservação patrimonial, a preservação ambiental e os espaços de lazer oferecidos a todos.
Tendo em vista os problemas enfrentados por minha comunidade e através de relatos de alguns de seus moradores pretendo, com a realização deste projeto buscar caminhos para que todas as pessoas que residem aqui voltem a sentir orgulho deste que foi um dia exemplo de um lugar ideal para se viver.
Foi possível constatar que é preciso que haja uma conscientização e o compromisso por parte de todos, como também, dizer que saí desta experiência com a convicção e a esperança de que é possível fazer algo para mudar esta realidade.
Basta acreditar nos meus propósitos, e, fazer destes, estratégias e práticas educativas de qualidade para todos que se mostrarem interessados e disponíveis.
Gostaria de agradecer às pessoas que colaboraram, se mostraram envolvidas e que fizeram com que este projeto se concretizasse com êxito, como a professora do Parque Alim Pedro, Solange Furlanetto, as pessoas que enriqueceram meu trabalho com suas opiniões e relatos, ao menino Leonardo e especialmente a professora Chris Alves que não mediu esforços para me orientar e dar incentivo durante todo o processo de construção de minha pesquisa.
Às crianças e pelas crianças podemos depositar sentimentos e conceitos de solidariedade, respeito e amor pelo meio ambiente e pelo lugar que ocupam, pois, elas são e serão o reflexo de que suas atitudes são capazes de transformar o mundo.
Como educadora acredito ter sido esta, uma oportunidade de aprendizado muito valiosa que, com certeza, enriqueceram minha vida pessoal, profissional e como cidadã pertencente à esta comunidade.

3 comentários:

Conhecendo minha comunidade. disse...

Olá Elleoni, tudo bem?
Estou passando por aqui para parabenizá-la pelo excelente projeto que você desenvolveu!
Michele.

Visite: http://michelesaojose.blogspot.com/

Quem sou eu disse...

Olá Elleoni, parabéns pelo maravilhoso Projeto de Pesquisa, os vídeos ficaram ótimos tudo a ver com o tema escolhido. Sua cidade é linda!Adorei conhecer sua comunidade através do seu Blog.Um grande abraço. Tatianne.

Elleoni disse...

Olá,
Michelle e Tatianne.
Que bom saber que gostaram do projeto e de minha comunidade!
Tenho muito o que fazer prá que ela se torne um lugar cada vez mais gostoso prá se viver.
Quando vierem à Porto Alegre,não deixem de vir conhecê-la, ok?
Um abraço,
Elleoni

Postar um comentário